quarta-feira, 13 de abril de 2011

O que faz um engenheiro ambiental


Aquecimento global, problemas de desmatamento, mudanças climáticas de intensidades gigantescas, todas essas e outras mudanças nas características físicas do meio ambiente fazem cada vez mais crescerem os mercados e opções para cursos como engenharia ambiental.
Um curso cada vez mais necessário onde visa a formação de profissionais capazes de encontrar meios para a diminuição do aquecimento global através de forma de conter e controlar a quantidade de Co2 enviados á camada de ozônio.
Além de tal papel o engenheiro ambiental também estuda formas de solucionar problemas como poluição de rios, e reestruturação de rios e afluentes, a tornando devido á sua crescente utilidade como uma das profissões do futuro.
Algumas das matérias aprendidas no curso são por exemplo biologia, matéria que faz o estudo da vida dos seres vivos e as conseqüências dos atos dos seres humanos em seu sistema, climatologia, ou seja, estudos climáticos, hidrologia, que estuda os balanços hidrográficos de rios, oceanos e lagos.
Sem sombra de duvidas tal curso será cada vez mais aclamado e implorado atual e futuramente pelo mercado de trabalho, com o intuito de melhorar o ambiente em que vivemos, onde seus profissionais terão a missão de tentar refazer através de seus conhecimentos e seu amor ao meio ambiente refazer os estragos feitos pelos seus antepassados, fazendo com que o mundo volte a ser um lugar estável em termos climáticos e ambientais.
Um engenheiro ambiental é um profissional que trabalha nas áreas de bioprocessos e biotecnologia, energia, controle de poluição, recuperação de áreas, licenciamento, planejamento e gestão ambiental. O engenheiro ambiental pode assessorar empresas, órgãos públicos e ONGs.
Entre as responsabilidades de um profissional formado em engenharia ambiental estão:
  • Avaliar efeitos de um processo ou produto sobre o meio ambiente.
  • Criar mecanismos para diminuir os impactos ambientais na produção industrial.
  • Avaliar diferentes fontes de energia.
  • Reduzir o impacto de atividades industriais, urbanas e rurais sobre o meio ambiente.
  • Monitorar a qualidade da água e do ar.
  • Elaborar relatórios de impacto ambiental e planos para o uso de recursos naturais.
  • Estudar meios de reutilização de resíduos.
  • Desenvolver e executar projetos de recuperação de áreas poluídas ou degradadas.
  • Dentre outras responsabilidades de cidadão.
E aí? Responsabilidade, não é mesmo?
Fonte: http://explicatudo.com        Acesso em 13/04/2011
          http://www.guiadicas.com   Acesso em 13/04/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário